quinta-feira, 22 de abril de 2010

Correr... Correr...








Correr... Correr...

Porquê a corrida é o esporte que mais cresce atualmente?

Em primeiro plano os novos adeptos pensam em melhorar a forma física, seja ela emagrecendo ou deixando um corpo mais definido.
Mas de inicio a nova modalidade não é nada fácil, pois se pensarmos, é um esporte individual, com movimentos de repetição, sem auxilio de qualquer material ou objeto que lhe impulsione para frente (ex.: bike).
Mas com o passar do tempo, treinos e mais treinos, o corpo vai se acostumando, o condicionamento melhorando, coração ficando mais FORTE, começamos a perceber que toda vez que corremos e estamos por volta dos 15min. tudo fica mais fácil, e justamente nesse ponto que eu queria chegar... Pois entramos no processo de liberação de endorfina, sua denominação se origina das palavras endo (interno) e morfina (analgésico). A endorfina tem uma potente ação analgésica e ao ser liberada estimula a sensação de bem-estar, conforto, melhor estado de humor e alegria. Algumas pesquisas afirmam que os efeitos da endorfina são sentidos até uma ou duas horas após a sua liberação. É o que leva ao momento de tranquilidade e paz que os atletas encontram após as atividades físicas.
A corrida é simplesmente um vicio, mas um vicio muito bom e com o a assessoria de um profissional preparado, pode lhe trazer inúmeros benefícios.

DICAS PARA INICIANTES
- Procure um cardiologista e faça um teste de esforço para saber as condições reais e possíveis limitações do seu coração, em seguida leve o resultado do teste de esforço para seu professor;
- Procure saber qual seu tipo de pisada (ou na própria loja de tênis, ou com um ortopedista da área esportiva), em seguida invista em um bom tênis, pois será seu único e importantíssimo equipamento;
- Realize alongamento antes e após o treino. Isso deixará a articulação mais flexível e menos propensa a sofrer uma contusão.
Montecelli, 2010

Um comentário: